top of page

O hidrômetro

hidrometro.png

Os hidrômetros estão presente em todas as residências, comércios e indústrias que possuem sistema de abastecimento de água, também conhecidos como HD ou relógio, são instrumentos de contagem usados para medir o consumo e emitir a conta de água.

 

O funcionamento do hidrômetro é bem simples, são fabricados para levar em conta somente o fluído que irá medir. Os hidrômetros mais comuns possuem uma turbina que se posiciona um ou mais jatos de água fazendo ela se movimentar. Depois registra-se o movimento em um totalizador que indicará a quantidade em m³.

​

O aparelho possui 6 dígitos, sendo eles 4 pretos e 2 vermelhos. Os vermelhos são utilizados somente pelas companhias de abastecimento para ter uma medida mais precisa. Os números pretos são os mais usados para acompanhar o consumo de água no dia a dia.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando os hidrômetros são bem instalados, eles possuem uma vida útil muito longa. Por isso devem ser instalados na parte externa do imóvel, em local de fácil acesso, viabilizando as operações de leitura, manutenção e uma possível substituição.

 

Se a pessoa deseja saber quantos m³ de água foi utilizado na sua residência, por exemplo, em uma semana, basta ela anotar o valor em preto que está no hidrômetro no dia e após uma semana voltar a olhar esse valor. E então, para saber o quanto utilizou de água em m³ naquela semana, basta subtrair os dois números.

 

Essa contagem é muito importante para descobrir possíveis vazamentos, verificar se a conta de água está vindo com um valor justo com base no que foi consumido, além de ajudar na conscientização da população a evitar o consumo exacerbado de água.

​

Mas como a água passa pelo hidrômetro?

​

A água vem da Estação de Tratamento pela rede de distribuição, antes de chegar à torneira, ela passa pela tubulação, entra no cavalete onde está o hidrômetro, passa por dentro do medidor para, finalmente, estar disponível no encanamento do imóvel.

​

Como conferir as leituras,?

​

Procure verificar as medições do seu hidrômetro uma vez por mês e faça a anotação dos números representados no relógio. O ideal é fazer isso sempre nos mesmos horários todos os meses em que o funcionário vai até o seu imóvel realizar a apuração do consumo e emissão da conta de água.

​

​

Provavelmente, você não receberá exatamente a mesma leitura do medidor que o funcionário realiza, mas será muito semelhante e poderá ser mais simples de perceber se existir grandes discrepâncias entre um mês e outro.

​

Se você receber uma conta de água que parece muito alta, é mais provável que não seja um medidor de água com defeito, mas um vazamento de água ou um erro de leitura.

​

Verifique seu HD

​

Procure tentar descobrir se há vazamento de água pelo hidrômetro. Verifique o medidor antes de sair e novamente quando chegar em casa. Se não houver ninguém em casa para usar a água, os números do medidor não devem ser alterados. No entanto, se o medidor mudou, é provável que você tenha um vazamento em algum lugar do seu imóvel. Em alguns casos, o medidor girará quando não houver água correndo, mas há um vazamento escondido de água em algum lugar. Geralmente, quando a conta não aumenta de forma significativa, mostra um vazamento lento.

​

​

Antes de chamar um encanador ou nos contatar, examine sua casa e descarte vazamentos internos. Procure dentro da casa para ver se existem torneiras ou registros vazando ou canos pingando.

 

A verificação de vazamentos no vaso sanitário pode ser feita com algumas gotas de corante alimentar ou borra de café . Coloque o corante dentro da caixa acoplada do vaso e aguarde 30 minutos. Se a água no vaso mudou de cor, o vaso sanitário está vazando.

Além disso, procure por barulhos de água e descarte vazamentos no quintal, inspecione em busca de pontos úmidos e torneiras externas da casa. Se você encontrar uma área molhada, ou um jardim que parece se destacar sem explicação válida, como chuva, poderá ter um vazamento. Peça a um profissional encanador que verifique a área e repare o problema.

​

​

É  preciso trocar o hidrômetro?

 

A troca de um hidrômetro residencial é feita por necessidade de substituição ou manutenção. Assim, além da quebra, um hidrômetro é trocado de forma preventiva quando atingi um determinado volume registrado ou quando falhas são detectadas pelo técnico que faz a leitura mensal do consumo no hidrômetro.

​

Somente funcionários da Agualimpa poderão instalar, reparar, substituir ou remover hidrômetros, sendo absolutamente vedada a intervenção do titular, usuário ou seus agentes nesses atos.

​

O titular, cliente ou condomínio será responsável pela guarda e segurança do hidrômetro instalado em seu imóvel.

​

O conserto dos hidrômetros, cujos defeitos decorram do desgaste normal de seus mecanismos, será executado sem qualquer ônus para o titular ou cliente. Entretanto, as despesas decorrentes da reparação de hidrômetros danificados por intervenção indevida serão cobradas do titular, cliente ou condomínio.

​

Comprovada a danificação do aparelho com o propósito de fraudar a medição, será aplicada multa prevista em contrato e em nossa tabela de infrações.

​

O titular ou cliente poderá solicitar aferição de seu hidrômetro por empresas terceirizadas especializadas e devidamente regulamentadas. No caso de o hidrômetro não apresentar defeitos, segundo os padrões estabelecidos pelo INMETRO, deverá o interessado arcar com as despesas de retirada, aferição e recolocação do aparelho.

Prancheta 18.png

Identificando vazamentos

Os vazamentos visíveis ocorrem com mais frequência no extravasor da caixa-d’água (ladrão), em função do mau funcionamento da boia, como nas torneiras, na válvula de descarga ou na caixa de descarga.

​

​

Experimente fazer os testes de vazamento descritos abaixo:

​

​

Teste do copo

(para vazamento no ramal interno alimentado diretamente pela rede da rua).

 

1-  Feche o registro do cavalete;

 

2-  Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da rua;

 

3-  â€‹Aguarde até a água parar de correr;

 

4- Coloque um copo cheio de água na boca da torneira;

 

LAUDO: Se houver sucção da água do copo pela torneira é sinal de que existe vazamento no ramal interno (após hidrômetro).

Teste do hidrômetro

 

1- Mantenha aberto o registro do cavalete;

 

2- Feche bem todas as torneiras da casa e não utilize os sanitários;

 

3- Feche completamente as torneiras de boias das caixas, não permitindo a entrada de água;

 

4- Marque a posição dos mostradores menores do seu hidrômetro (números vermelhos) e, após uma hora, no mínimo, verifique se eles se movimentaram;

 

5- Caso eles tenham se movimentado, é sinal de que existe vazamento no ramal interno (após hidrômetro).

 

LAUDO: Vazamento na instalação alimentada pela caixa-d’água

310005-CX-DAGUA1000LFORTLEV.webp

Teste da caixa d'água

​

1- Feche todas as torneiras do imóvel e não utilize os sanitários;

 

2- Prenda completamente a boia da caixa, impedindo a entrada de água;

 

3- Marque na caixa o nível e após uma hora, no mínimo, verifique se ele baixou;

 

LAUDO: Em caso afirmativo, existe vazamento na canalização, torneiras ou nos sanitários alimentados pela caixa-d’água.

Teste das cinzas

 

1- Jogue cinzas no vaso sanitário;

 

2- O normal é a cinza ficar depositada no fundo do vaso;

 

3- Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, pode haver vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

​

LAUDO: Vazamento na válvula ou na caixa de descarga

Image by Jan Antonin Kolar
Image by Gabriel Jimenez

Jardim

​

 

Faça uma vistoria nas mangueiras e torneiras do jardim. Uma área mais úmida do que outras próximas pode ser um indício de vazamento.

​

​

Outras dicas

Prancheta 33.png
Agualimpa Tratamento e Distribuição de Água LTDA
Rod. Do Sol, km 33, Guarapari/ES  
CEP:29.226-680
bottom of page